O vidro, assim como o plástico e o papel, é um material bastante presente na rotina das pessoas. Mas você faz o descarte correto dele? Caso a resposta seja positiva, você contribui com a reciclagem de vidro e, claro, com o meio ambiente.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Não podemos dizer ao certo quando o vidro foi criado, mas sua revelação é atribuída aos fenícios que, casualmente o descobriram há cerca de quatro mil anos. O que se sabe com certeza é que os sírios, fenícios e babilônios já utilizavam o vidro desde 7.000 a.C. E por se tratar de um material muito utilizado desde á antiguidade, você sabia que existe também a reciclagem de vidro? Se ainda não, nesse artigo iremos te explicar tudo sobre o assunto!
No começo, apenas blocos maciços eram fabricados mas, aproximadamente em 2.000 a.C., pequenas vasilhas começaram a ser moldadas com o auxílio de fôrmas de barro.
Passados 1.500 anos desde então, os egípcios começaram a produzir vidros para janelas. Para isso, eles colocavam a massa sobre uma mesa de bordas altas – para que a mistura não escorresse – e a alisavam com um rolo.
Foram os babilônios, porém, que impulsionaram a produção do material ao inventarem o ferro de assoprar no século II a.C. O instrumento permite moldar o vidro na forma desejada.
Os mosaicos de vidro – que nada mais são do que pequenos pedaços do material de cores diferentes cortados e colados juntos –, foi inventado na Roma antiga, e elevou a fabricação de vidro à categoria artística. Os mosaicos em vitrais de igrejas, por exemplo, são famosos ao redor do mundo todo.
O vidro é um material obtido a partir da fusão de matérias-primas, principalmente minerais. Resfriado até uma condição de rigidez, sem se cristalizar. Ele também pode ser considerado um material não poroso, comum e que resiste a temperaturas de até 150°C sem deformar sua estrutura. Por isso pode ser reutilizado várias vezes para a mesma finalidade. Por ter uma estrutura molecular amorfa, a reciclagem de vidro pode ser feita infinitas vezes sem perder a qualidade de origem. Mas para isso, deve ser devidamente separado em três cores, verde, branco e marrom. Neste processo, a coleta seletiva tem uma importância fundamental
Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.
Dessa maneira, o melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos em vidro. Confira algumas vantagens na reciclagem do vidro:
Entende-se como reciclagem de vidro, o processo industrial de derretimento de resíduos de vidro. Para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens. Vidros reciclados são misturados com matéria-prima nova, e em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%. Dessa forma, resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria-prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.
O vidro usado em embalagens é um material totalmente reciclável, por isso quando se fala em reciclagem de vidro, principalmente na indústria vidreira, o assunto sempre teve um grande destaque. E ganhou forças nos últimos anos com grandes investimentos feitos para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro como matéria-prima. O vidro pode ser reciclado várias vezes pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao se agregar o caco na etapa de fusão de vidro, diminui-se a retirada de matéria-prima da natureza.
A reciclagem de vidro, além de poupar uma boa parte dos recursos naturais, também consome menor quantidade de energia e emite menos material particulado. Se comparado com a fabricação do vidro sem a incorporação de cacos. Vale ressaltar que, com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero de materiais. Outros aspectos a considerar ao se reciclar o vidro é a menor geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, a redução nos custos de coleta urbana e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.
Assim como nos demais processos de reciclagem, na reciclagem de vidro o valor do material reciclado tem uma ligação direta com a pureza do mesmo. Por isso, a separação inicial é confiada á coleta seletiva. Na prática porém, deve-se contar com a mistura dos vidros por parte da população. Sendo assim, a indústria da reciclagem deve contar com um processo de separação eficiente.
A reciclagem de vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro, ou compramos vidro reciclado, estamos contribuindo com o meio ambiente. Esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Outro fator que não podemos esquecer é que a reciclagem de vidro serve como gerador de renda para milhares de pessoas. Que atuam principalmente em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais.
É importante ressaltar que essas características são únicas do vidro, além das suas vantagens como material, acrescenta-se à elas o benefício da reciclagem. Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem de vidro, sem nenhuma perda material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia, e emite resíduos menos particulados de CO2. Contribuindo assim para preservação do meio ambiente.Fique atento!
A reciclagem de vidro é uma atividade economicamente viável, tornando-se um nicho de mercado inexplorado, com grande potencial de lucratividade.
Converse via WhatsApp